quinta-feira, 31 de outubro de 2013

VERÃO DE SÃO MARTINHO


CÁ ESTÁ O VERÃO DE S. MARTINHO

Um pé de urze espontâneo, florido nesta época outonal

Já leu a pequena resenha, que lhe enviei na última publicação, sobre as alegorias  a São Martinho? O verão cá está a confirmar.
E as iguarias?  já experimentaram alguma, além das castanhas assadas ou cozidas, cozidas com erva doce! Agora já sabe, erva doce e funcho são a mesma coisa.
Mas atenção, há sempre um mas, existem vários tipos de funcho, todos eles comestíveis é certo, mas nem todos aromáticos.
 Quando for oportuno voltarei a falar de funcho, das suas variedades, culturas e  aproveitamentos.
Agora preferia um passeio pelo campo outonal com os musgos reverdecentes, as urzes a florescer e os cogumelos a despontar, cuidado com os cogumelos! só para quem os conhece bem.
Não deixe (se poder) de aproveitar estes maravilhosos dias para fazer  o seu passeio campestre.
 Recolha os aromas, a frescura, as tonalidades, os sons, toque nas plantas, nas pedras, na terra. Elas não se importam e, se tanto for possível, exercite também o palato. Prove a resina de pinheiro, o caule da urze, o fruto da murta e outros mais.

Deixo-lhe apenas uma chávena de chá, sabia que da urze se faz um “chá” muito saboroso  e que o mesmo é indicado medicinalmente contra várias enfermidades, ver literatura especializada sobre o assunto, indico duas obras que  são das que  mais gosto[1]
Procure-a no campo, ela habita  entre vegetação lenhosa espontânea de alta latitude, clima seco e terrenos de barro arenoso.  
Não a encontrando, optamos por um chá  de tomilho, também a saber a campo, o qual  que podemos encontrar pelo mesmo percurso da urze, mas mais raramente, pois que esta preciosidade da natureza encontra-se em extinção por esta zona.
Aqui temos uma raridade,  um tufo de tomilho espontâneo,  imagem colhida na primavera


[1] José Salgueiro, Ervas Usos e Saberes. Zélia Sakai, Chá das  Cinco Estações.

Não indo ao campo ou não tendo a sorte de encontrar estas preciosidades selvagens, remedia-mo-nos com as cultivadas,  podemos encontrar qualquer delas (urze ou tomilho) envasada nos viveiros e o tomilho até nos supermercados, na secção  das  aromáticas para temperos e também seca em pacotes, na secção dos produtos dietéticos.
Vou dar preferência ao  tomilho pela maior facilidade de o encontrar à venda.


Como se prepara um chá de tomilho:
Um ramo de troncos de tomilho de preferência verde, ou cerca de uma colher de sopa se for seco e partido. (se for urze, só se utiliza  os troncos frescos e as flores).
 Se a planta for verde e tenra, deite alguns  troncos partidos num litro de água  antes de entrar completamente em ebulição, tape,  aguarde  cerca de 5 a 10  minutos antes de  tomar o chá e não deixe passar mais de 15 minutos, ao fim dos quais ele começa a perder qualidade.
Se a planta for seca deite na água fervente, deixe um ou dois  minutos, conforme a dureza dos troncos,  aguarde uns dez minutos antes de  tomar o chá e pode  deixa-lo arrefecer  e até guarda-lo no frigorífico  durante alguns dias.
Feito o chá, e agora que o sol está a ir  embora, vamos toma-lo acompanhado com uns bolinhos de erva doce, cujas receitas (que são várias),vem  publicadas nesta quadra de Pão por Deus e S. Martinho.de 2012.

1 comentário:

  1. Pois é... Cá temos o verão de S. Martinho, apesar de hoje a chuvinha já ter feito a sua aparição e vamos ver por quanto tempo vai ficar...!!!
    Mas não faz mal..., ela é necessária, senão houver chuva nada floresce.....
    Agora já sei que funcho e erva doce são a mesma coisa e no que se refere ao chá de tomilho é na verdade delicioso....
    Obrigada Palmira por tantas coisas boas que aqui traz aos visitantes e seguidores do "MIMOS DA TERRA"...
    Beijinho
    Albertina

    ResponderEliminar