domingo, 20 de outubro de 2013

NÓS E AS NOZES


Nozes,  Deus as dá a quem não tem dentes.




Este rico fruto, oriundo do Irão e espalhado por todo o mundo, que por tão popular  até se prestou à figuração de que os que querem não podem e os que podem não querem, adágio contraposto pelo que diz  querer é poder.
Conquanto não  seja bem assim, sou da opinião de que a primeira supera a segunda. De qualquer forma, são sempre mais as vozes que as nozes.
Estava-mos a falar em nozes, pois.  Nós e as nozes. Será porque  elas devem ser comidas com parcimónia? pois  que Deus as dá a quem não tem dentes!
Mais a sério, a noz  é um alimento riquíssimo em boa gordura vegetal, benéfica para a saúde, por isso  recomendado por especialistas  como alimento contra várias doenças designadamente do foro  oncológico, bem como  de tantos outros benefícios, entre eles, reguladora do colesterol e do excesso de peso.    
Perguntamos todos, como é que as nozes contribuem para a diminuição de peso se a noz é dos alimentos mais calóricos? (689 calorias por 100g). 
É preciso não esquecer que Deus as dá  a quem não tem dentes. Duas a três nozes por dia  (10 a 18 g) em  média são a dieta recomendada por dietistas. Porque, segundo os mesmos, as nozes provocam saciação diminuindo  o apetite excessivo.
Não apenas o fruto, mas também a sua mãe nogueira tem bom aproveitamento.  As folhas  fervidas  são um bom tratamento para o cabelo e tomadas como chá são  usadas  contra  diarreias, diabetes e doenças de fígado.
Para além dos benefícios referidos, a noz é um alimento de delicioso paladar.
Como se pode consumir? – Ao natural,  antes, depois ou no intervalo das refeições.
Em saladas, em qualquer salada crua se pode adicionar nozes. Com um pouco de queijo fresco ou requeijão  misturado fica um perfeito casamento para uma entrada ou até para uma refeição ligeira.
Em sobremesas, meu Deus, aqui há mesmo que saber escolher, tantas são as sobremesas com nozes. Vamos às mais simples, nozes e queijo curado, ou nozes e  compota, ou nozes queijo e compota, sempre tendo em atenção  o equilíbrio nutricional com a refeição antecedente à sobremesa.
Estamos a falar de nozes porque, tal como as castanhas, também as nozes lembram neste tempo. por isso vamos às receitas de Outono com nozes.
 A começar pelas Broas de Todos os Santos, procure que  encontra  a receita publicada em 19 /10 /2012. Esta é uma receita do povo  que se reporta ao paganismo da  época romana.  Nem sempre essas  broas se fizeram ou se fazem com nozes, as nozes  como mais alguns componentes de recheio dependem  da  bolsa de cada um, o que não lhe pode faltar é a erva doce, se os referidos bolinhos não tiverem erva doce , então já não são  Broas dos Santos.
Estas broas são uma das iguarias mais tradicionais da zona, feitas pela quadra de todos os santos,   associada também aos finados, seguida do S. Martinho que vem onze dias depois.
Depois do bolinho popular vamos à mesa do rei, que rei?
O rei D. João VI. Como é do nosso conhecimento da História de Portugal, D. João VI , enquanto regente do reino por incapacidade de sua mãe D. Maria I, foi um grande  estratega, conseguindo com a sua clemência, como era cognominado, trocar as voltas a Napoleão e com isso mudar a História não só de Portugal, mas também do mundo e sobretudo da Europa.
 Esta grande estratégia  mostra-nos bem que D. João VI  para quem, por vezes, a História é ingrata e mal contada.é bem mais importante  do que as piadas jocosas contadas a seu respeito. Vem este grande episódio da História,  a propósito de  nozes.e da  mesa real.
 Consta então de estórias contadas da História  que o nosso rei, além das suas virtudes, era também um bom  gastrónomo,  sendo um dos seus manjares preferido  um bolo de nozes  com ovos moles.
 É  a receita deste bolo  que, para  contrastar  com as broas de erva doce,  lhe vou oferecer de seguida.
Quero também  dizer-lhe que esta foi  uma das iguarias escolhida para celebrar  o bicentenário das linhas de Torres Vedras, sobre as quais se realizou  recentemente o filme «As Linhas de Wellington».

Então a receita:            

                         BOLO DE NOZES COM OVOS MOLES
               



Ingredientes para o bolo:
                       
400g de nozes moídas ; 80g de  nozes partidas ; 400g de  açúcar; 12   gemas ;  12 claras; 150g de farinha   25g de  margarina  para untar ; 2 colheres de chá de  fermento em pó; 1,5 dl de água.  

Nutrientes por 100g   ≈ 441 kcal; 11g de proteínas; 24g de gordura, 47g de H.C.; 1,4 g de F.A.

Confeção:
Unte uma forma  com margarina  e forre-a com papel vegetal, também  ligeiramente untado.
Bata  o açúcar com as gemas, junte-lhe   as nozes moídas , misture  e junte  as claras batidas em castelo, envolva  suavemente, junte  a farinha peneirada com o fermento, e  a água gradualmente, envolva tudo muito bem com movimentos suaves. 
Deite  na forma e leve  ao forno previamente aquecido  a temperatura  moderada (180º) durante  cerca de 25 a 30 minutos.
Com um palito experimente, se  o bolo está cozido, se estiver  retire-o do forno, deixe-o  arrefecer um pouco,  desenforme-o  para cima de uma rede e deixe-o  arrefecer completamente.
  

Agora os ovos moles que são a parte mais difícil







  Ingredientes para os ovos moles:                                                                                                                                                                                        
   500g  de açúcar; 2dl de água .

  Confeção:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
Leve o açúcar ao lume com a água até obter ponto de espadana (117º), percebe-se que o açúcar atingiu este  ponto, quando ao inclinar a colher de mexer ele cai em lâminas.
Nessa altura, retire o tacho do lume e deixa-se arrefecer um pouco até ficar morno  (o tacho pode  não ser de metal, mas tem de ter um fundo grosso) .
Junte as gemas passadas por  um passador de rede fina e mexa bem.
Leve  novamente ao lume  a engrossar, até obter ponto de estrada (110º) percebe-se que os ovos estão em ponto de estrada, quando ao recuar a colher de mexer ela formar uma estrada no preparado, nessa altura, retire o tacho do lume e os ovos moles estão prontos.
Cubra  o bolo  com uma camada desse creme  e  salpique-o   com as nozes partidinhas.

Obs:
Os ovos moles têm alguma dificuldade de confeção. É preciso que os pontos estejam bem conseguidos, o que se adquire com alguma prática e não é logo à primeira. Mas, se sentir alguma dificuldade e não queira arriscar, pode adquirir os ovos moles no supermercado já preparados.
Também, embora não sendo já o bolo de D. JoãoVI, ele não deixa de ficar bom se em vez de ovos moles o cobrir com uma camada de caramelo, a que sobrepõe as nozes, ou até uma boa compota, com consistência, preferencialmente de alperce, produz bom resultado.

Cobertura de caramelo, devo alertar, não vá estragar o preciosa bolo de noz com uma camada de açúcar queimado. Vou também deixar-lhe a receita:

Ingredientes: 100g de  açúcar; 2 dl de  leite; 25 g  de  margarina magra.
Confeção:
Ponha o açúcar ao lume num recipiente pequeno e deixe que ele comece a derreter dos lados.
Nessa altura comece a mexe-lo com uma colher de pau  até  ele estar liquefeito e dourado, mais ou menos escuro, conforme a preferência, mas não muito escuro neste caso.
Quando chegar a este ponto, vá  deitando  gotinhas de leite   e  mexendo sempre até obter  um creme um pouco grosso e fluido.
 Junte a margarina e continue a mexer até o creme estar bem ligado. Se for necessário junte mais umas gotinhas de leite e envolva muito bem.



Mais um bolo de nozes e acabou-se, não há mais nozes nem vozes!

                              BOLO DE NOZES  SIMPLES 

                           


Ingredientes:
150g de miolo de nozes; 150g de  farinha; 125g de açúcar; 4  ovos ; 100g de  margarina  magra; 25g de  margarina para untar; 1 colher de chá  de  fermento em pó.

Nutrientes por 100g   ≈ 491 kcal; 11g de proteínas; 31g de gordura, 42g de H.C.; 2 g de F.A.

Confeção:
Unte muito bem, com margarina, uma forma retangular .
Descasque  as nozes, ou adquira-as já descascadas e  pique-as  numa picadora de cozinha. Amoleça a margarina, sem a derreter. Retire uma colher de açúcar aos 150g e bata o restante com a margarina até obter um creme.
 Junte 3 gemas e 1 ovo inteiro e continue a bater até estes se incorporarem bem no creme.
Bata em castelo as 3 claras que separou, no final junte-lhes a colher de açúcar reservada e continue a bater até as claras ficarem bem firmes.
 Junte alternadamente  ao preparado, a farinha peneirada com o fermento e as claras, envolvendo-as suavemente.
 Junte as nozes picadas, misture muito bem, coloque na forma e leve ao forno previamente aquecido, passando-o para moderado ao fim de cerca de 10 minutos e deixe cozer durante cerca de 30 minutos.
 Com um palito verifique  se está cozido, se estiver retire do forno, deixe arrefecer um pouco  e desenforme.
Obs:
Pode variar este simples, mas delicioso bolo servindo-o com um pouco de compota ou geleia de fruta sobreposta a cada fatia do mesmo.
Pode ainda criar outra variante, servindo-o com gelado, ou com as duas coisas. Sendo que, mesmo simples  ele já é muito bom.






1 comentário:

  1. Boa noite Palmira...
    Em qualquer altura do ano sabe bem comer nozes (ao natural, em saladas ou não ou em doces), mas sem dúvida alguma que, na época em que estamos, ainda é mais apetecível....!!!
    As receitas e sugestões que aqui apresenta são do melhor que já vi..!!!
    Tenha uma óptima semana
    Bjs.
    Albertina

    ResponderEliminar