quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MALAGUETA




ALGUMAS NOTAS SOBRE ESTE FRUTO



A malagueta é um fruto pertencente à família das solanacea. A mais comum é a capsicum frutences que se representa nas imagens seguintes.











As três imagens  são de malaguetas. 









São todas da mesma  espécie da qual  se conhecem  27 variedades, desde o sabor  mais suave ao muito forte.
A malagueta recebe diversos nomes, conforme as regiões ou as convicções populares (malagueta, piripiri, gindungo, etc.), mas todas elas, em Portugal, se chamam malaguetas.


No Brasil chamam-se pimenta, nome que é associado a todas as outras pimentas de que, segundo informação colhida na internet ( www malagueta .pt), existem  centenas  de variedades.


BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS DA MALAGUETA:

Segundo algumas indicações médicas, a malagueta trás  grandes benefícios para a saúde, principalmente 
como preventiva e até curativa de infeções.


Quanto a condimento, como qualquer outro, tem que ser usado na quantidade certa: Um pouco pode valorizar muito o sabor da comida, em excesso pode anular o sabor natural,  e até  tornar  um bom prato,  não só agressivo ao paladar, como  inadequado para ser servido à mesa.






O PIMENTO
O pimento também é um capsicum, pertencente à mesma família das malaguetas. Existem também  diferentes variedades de pimentos, os de cor vermelha, os de cor amarela e os de cor rocha. 
Quanto ao verde, como o da imagem, não tem a ver com a variedade,  mas apenas  com a maturação. No entanto como  propriedades alimentares é de preferir o maduro.

O pimento, não obstante ser indigesto para muita gente,  é um bom alimento, rico em vitamina e protetor contra as infeções.
     


 MOLHOS  DE MALAGUETA



1. MOLHO DE MALAGUETA SIMPLES

Ingredientes:             

Malagueta e aguardente               q.b.

Confeção:
Coloque a malagueta, fresca ou seca,  num frasco com boa aguardente, tape e guarde.
Quando quiser utiliza-la, passe  um pouco da fusão de aguardente com a malagueta para um frasco  pequeno, junte-lhe azeite ou óleo numa proporção aproximada de 2/3 de azeite ou óleo por 1/3 de aguardente, agite e pode usar para os seus temperos.
Outro processo é esmagar  a malagueta num almofariz ou tritura-la  com a varinha trituradora, junta-se-lhe  aguardente suficiente para nela beberar, mexer  bem, tapar e guardar, como se faz com o fruto inteiro. Para usar, é a mesma coisa.
Este processo de ir passando a infusão da malagueta com a aguardente  aos poucos para um frasco pequeno,  evita que  a gordura, durante muito tempo rance.


2. MOLHO DE MALAGUETA COMPOSTO



Ingredientes:
                  
Malagueta; cebola; alho; pimento maduro ou verde; azeite; vinagre; sal; orégãos.







Confeção:
Pique  a cebola e  o alho para um tacho pequeno  a que   junta o pimento, a malagueta inteira ou partida e o  azeite e deixe refogar até os ingredientes estarem cozidos.
Seguidamente junte  o sal um pouco de vinagre e os oregãos e triture com a varinha trituradora.
Deixe ferver mais um pouco, mexendo para não pegar.
Estando com uma textura cremosa, retire do lume e enfrasque  imediatamente.


Veja  Processo de envasilhamento na publicação  de  27/ 9/2012, ponto 7,  preparativos para confeção e conservação de fruta.                                          





Sem comentários:

Enviar um comentário