quarta-feira, 14 de março de 2012

CACHAFRITO DE BORREGO





Ingredientes para 6 doses
Borrego
1kg
Alho
3 dentes
Cebola
150g
Banha
50g
Margarina
50g
Azeite
1dl
Vinho branco
1,5 dl
Massa de pimento
1 colher de sopa
Malagueta
1 vagem
Louro
1 folha
Água e sal
q.b.


Confeccção:
·         Limpa-se o borrego completamente de gorduras,  se for perna , retirar a bola de sebo  interna, corta-se em pedaços e escalda-se com água a ferver.
·         Prepara-se uma marinada com o vinho branco,  o alho  bem esmagado com o sal e uma folha de louro, põe-se a carne nesta marinada  e deixa-se  de um dia para o outro, ou no mínimo 8 horas.
·         Passado esse tempo, juntam-se as gorduras( azeite, banha e  margarina) numa frigideira funda ou num tacho e  fritam-se os pedaços de carne  até ficarem  dourados.
·         À  gordura  que ficou da fritura, junta-se  uma cebola pequena picada e deixa-se alourar ligeiramente, junta-se   a marinada, a massa de pimento, ou colorau em pó, se for em pó apenas uma colher de chá e  um pouco de malagueta,  deixa-se  levantar fervura, acrescenta-se mais vinho ou  água, se necessário e deixa-se ferver em lume baixo até a carne cozer bem no interior e apurar o molho.  Finalmente rectificam-se os temperos  de sal e picante, retira-se do lume e serve-se de seguida acompanhado com o que se quiser.
·         Batatas  cozidas ou pão (torrado, frito ou natural),  se o molho for abundante , se o molho ficar mais reduzido  que entrem as batatas fritas. As ervilhas, próprias da época, e também o arroz. Com qualquer deles, uma salada de alface  e agriões, torna-se  quase indispensável.
Nutrientes por dose 
V. E.
Prot.
Gord.
H.C.
F.A.
kcal
g
g
g
g
414
25
35
2
0,4


                                                                      


1 comentário:

  1. Estou desejosa de provar este prato....
    É já no próximo dia 26 de Março.....
    Deve ser delicioso.

    ResponderEliminar