quarta-feira, 7 de março de 2012

BATATAS DE TODAS AS MANEIRAS






BATATAS COZIDAS

A batata pode ser cozida com casca ou sem casca, mergulhada  em água  ou a vapor. Simplesmente cozida e temperada com azeite, ou temperada  com qualquer outro molho de   carne ou peixe. Guisada, salteada, assada ou frita, ela é dos acompanhamentos mais versáteis e mais usado.

BATATAS SALTEADAS

As batatas salteadas são apenas batatas cozidas e posteriormente passadas pela fritura. Para esse efeito são preferíveis as batatas pequeninas ou então são partidas em bocados de tamanho aproximado de batatas pequenas.
As batatas salteadas fazem uma boa junção de acompanhamento de assados ou estufados.

 BATATAS ASSADAS A MURRO

Está hoje muito vulgarizada a batata assada a murro, é interessante a expressão de assar a batata com  murro, mas o murro só surge depois da batata assada, para a  rebentar afim de tomar o sabor do tempero.
O processo de as assar hoje é o seguinte:
Lavando-as bem e retirando-lhes eventuais grelos ou outros detritos, secam-se num pano e põem-se no forno dentro de num tabuleiro a assar com a casca.
Quando estiverem assadas, retiram-se do forno, dá-se-lhes então o tal murro e deita-se-lhes o sal por cima, alho picado  e muito azeite ou outro molho, mas é mesmo com o azeite que elas são boas. 
Porém nem sempre assim foi, as batatas a que se veio a chamar batatas a murro, também se chamavam batatas assadas na cinza e foi assim que elas nasceram.

 BATATAS ASSADAS COM CARNE OU PEIXE

Escolhem-se batatas pequenas, descascam-se  e coloque-as no tabuleiro dos assados (carne ou peixe), as batatas assam com o molho do assado.

 BATATAS FRITAS

As batatas fritas são o processo mais moderno, é  um processo prático, rápido e saboroso, apenas com um contra, o do consumo excessivo de gordura e toxidade da mesma principalmente quando atinge temperaturas muito altas.
Por estes dois contrários para a higiene alimentar, as batatas fritas deveriam ser comidas só em dias de festa, como antigamente.
Se consultarmos a Tabela da Composição de Alimentos vemos que relativamente  ao  valor energético (VE) e atendendo  apenas a ele, a batata apresenta os seguintes valores:   Crua 89 kcalorias,    Cozida 85,     Frita caseira 225,   Frita industrial 526.

 PURÉ DE BATATA

O puré é feito apenas com batata cozida e leite. É um processo  mais elaborado de cozinhar a batata, que faz dela  um  acompanhamento  requintado, seja para carne ou peixe  e mais saudável que as batatas fritas.
Para fazer o puré, descascam-se as batatas, cozem-se em água e sal  e passam-se pelo passe vitte,  ou por um esmagador de batata que é muito mais prático e rápido.
Aquece-se  o leite (cerca de ½ l de leite por 1kg de batatas, variante conforme a batata seja mais ou menos farinhenta), deita-se aos poucos na batata esmagada e mexe-se energicamente até o puré ficar em boa consistência e aveludado.
Não necessita de manteiga, embora haja quem não a dispense,  quanto a tempero, para além do sal, apenas um bocadinho pouco de noz moscada, para quem goste, dá-lhe um bom sabor.
                                                                                                        
            

Sem comentários:

Enviar um comentário