quarta-feira, 7 de março de 2012

BATATA COMO PRATO E BATATA COMO ACOMPANHAMENTO




·         O que antigamente era considerado o prato principal ou, “o comer” como ainda se ouve dizer, é hoje  tomado como acompanhamento.
·         Quanto ao prato, esse era o “conduto” e também por vezes, o segundo, principalmente quando era  melhorado e comido, não sobre o pão, mas  no prato.
·         Recorda-se, por exemplo, a expressão: - O comer d’hoje tem segundo! o que quer dizer que é melhorado, ou seja, se for uma bifana no pão é conduto,  se for uma bifana no prato é segundo. Outra expressão que se ouve: - Vive que nem um fidalgo, até tem sopa e segundo.
·         Os “comeres” do povo, que a civilização veio designar por acompanhamentos  eram constituídos principalmente por, cereais, onde entra o pão em primeiro lugar, leguminosas, principalmente feijão, grão e chícharos e só mais tarde, já no século XVIII e mais no  princípio do XIX entra então a batata para se vir a impor a partir do século XX.
·         As  hortaliças, assim como outros vegetais, eram  usadas nas sopas, que também se chamavam os comeres. A esses comeres de então, chamamos nós hoje acompanhamentos.
·         A carne ou peixe é que eram, ao tempo, o  acompanhamento, também chamados de segundo ou conduto.
·         As saladas, fossem cruas ou cozidas, não faziam parte da alimentação e só recentemente passaram a entrar no hábito alimentar. A hortaliça entrava cozida na alimentação, acompanhada então  de carne ou de peixe, mas não como saladas.

·         A batata, tubérculo rico em hidratos de carbono e em vitaminas, a inclinar-se tanto para um grupo como para outro, constitui  hoje um dos alimentos básicos, com uma grande variedade  de cozinhados,  que a levam  a todas as mesas, das mais pobres, às mais ricas e a todas as idades. Como negar hoje as batatas fritas à juventude? Pena é que como vimos acima a fritura, principalmente a industrial lhe aumente tanto as calorias, cujo excesso, constituem um problema alimentar. E, não somente pelas calorias como pela toxidade da fritura a altas temperaturas.

·         Para quem não dispense a batata frita, mesmo existindo tantas maneiras de a cozinhar, vamos frita-la no forno, sim no forno! Talvez seja novidade ou talvez não?  Seja como for a receita aqui vai.

BATATA FRITA NO FORNO

·         Descascam-se as batatas, partem-se aos palitos, como para fritar no óleo.
·    Põe-se em água e sal durante cerca de meia hora, liga-se o forno a temperatura alta e unta-se ligeiramente um tabuleiro com azeite ou óleo, pode sobrepor-se ao tabuleiro untado um papel vegetal, também ele ligeiramente untado. 
·   Retiram-se as batatas da água, secam-se num pano, envolvem-se ligeiramente em azeite ou óleo (preferivelmente azeite), deitam-se no tabuleiro, leva-se ao forno previamente aquecido e  baixa-se  um pouco a temperatura.
·        Decorridos cerca de 10 minutos mexem-se as batatas com uma espátula e mantêm-se durante cerca de mais 10 minutos, até estarem passadas e tostadinhas.

           Nutrientes por  100g ≈ 112 kcalorias, 2,5g de prot., 2,5g de gord., 19,2g de hid. carb. ,1,6g de fib. Alimentares.    
               


Sem comentários:

Enviar um comentário