quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CARNAVAL PORCALHÃO




Pelo carnaval a gastronomia é porco!
Porco cozido, porco frito, porco assado; porco e mais porco! No prosseguimento dessa tradição, apresento-vos hoje um cozido de porco. Porco e só porco, do chispe ao focinho, com a respectiva hortaliça e feijão, é o prato especial do domingo gordo. Arroz não, esse é para o cozido à portuguesa. Cá vai o cozido de porco.
                

 Ingredientes: 
(para 10 doses de aprox. 350g cada) 
                                                                                      

Entrecosto
250g
Chispe
200g
Orelha
150g
Focinho
200g
Toucinho fumado
150g
Farinheira
125g
Chouriço de carne
150g
Chouriço de sangue
125g
Feijão catarino
250g
Couve lombarda
500g
Cenouras
200g
Nabo
250g
Abóbora
250g
Batata
500g
Água e sal
q. b.




Confecção:
· Limpam-se as peças de carne e salgam-se, põe-se o feijão de molho cerca de 4 a 8 horas antes. Lavam-se as carnes salgadas para lhes retirar o sal, põem-se a cozer e vão-se retirando cada peça logo que esteja cozida.
· Põe-se o feijão a cozer noutra panela em água temperada de sal, juntamente com o chouriço de carne picado com um alfinete, pica-se também o chouriço de sangue e coze-se à parte.
QQuando o feijão e o chouriço estiverem cozidos junta-se-lhe um pouco de caldo de cozer as diversas peças de carne e deixam-se ferver mais um pouco em lume brando para apurar e receber o sabor do caldo da carne.
· Põe-se a farinheira de molho em água fria para amolecer a pele, preparam-se as hortaliças e cozem-se sobrepostas no caldo da carne, juntando mais água se for necessário.
· Primeiro põem-se a cozer as cenouras descascadas abertas e cortadas ao meio, os nabos cortadas aos bocados e igualmente as couves, deixa-se ferver tudo um pouco e põem-se as batatas descascadas e cortadas ao meio, nessa altura põe-se também na panela a farinheira picada.
· Parte-se a abóbora às talhadas, descasca-se e sobrepõe-se às batatas quando estas estiverem a meio da cozedura.
· Quando as hortaliças estiverem cozidas, retiram-se da panela com uma escumadeira e colocam-se num escorredor.
· Depois de retirada a hortaliça, volta a pôr-se na panela, todas as peças de carne e os enchidos, para que aqueçam e os sabores se misturem.
· Retiram-se as variedades de carne do caldo, cortam-se aos bocados pequenos e colocam-se numa travessa. Cortam-se os enchidos em rodelas e sobrepõem-se às outras carnes.
· Noutra travessa dispõe-se as hortaliças, o feijão deve ser colocado em travessa funda ou num tachinho de barro à parte.
· Serve-se o cozido bem quente acompanhado de pão saloio e de vinho tinto da regional.


Nutrientes
por dose
V. E.
Prot.
Gord.
H.C.
F.A.
Colt.
kcal
g
g
g
g
mg
780
25
63
27
9
168

Imagem de Atlas do Gourmet, Circúlo de Leitores.


Sem comentários:

Enviar um comentário